Dia Nacional de Prevenção das Doenças Alérgicas

As Diretrizes Globais de Qualidade do Ar (AQGs) da Organização Mundial da Saúde (OMS) fornecem evidências claras de danos à poluição do ar infligidos à saúde humana, em concentrações ainda mais baixas do que as previamente compreendidas. As diretrizes recomendam novos níveis de qualidade do ar para proteger a saúde das populações, reduzindo os níveis dos principais poluentes atmosféricos, alguns dos quais também contribuem para as mudanças climáticas.

Entre os poluentes estão os materiais com partículas de diâmetro menor ou igual a 10 mg/m³ e, principalmente, com diâmetro de 2,5mg/m³. Houve também a diminuição de tolerância de dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofrem monóxido de carbono e ozônio. No nosso meio, esses elementos são provenientes, principalmente, da queima de combustíveis de automóveis, indústrias e da biomassa das florestas.

Estima-se que a cada ano a poluição do ar causa cerca de sete milhões de mortes prematuras. Pacientes portadores de asma e outras doenças respiratórias crônicas, além de crianças e idosos, são os mais acometidos pela poluição atmosférica.

A poluição do ar é uma das maiores ameaças ambientais à saúde humana, juntamente com as mudanças climáticas. Melhorar a qualidade do ar pode aumentar os esforços de mitigação das mudanças climáticas, enquanto a redução das emissões, por sua vez, melhorará a qualidade do ar. Ao se esforçar para atingir esses níveis de diretrizes, os países estarão tanto protegendo a saúde quanto mitigando as mudanças climáticas globais.

A poluição do ar é considerada o principal risco de saúde evitável que afeta a todos, embora os mais vulneráveis sejam as pessoas de menor nível socioeconômico, idosos e crianças. As principais alergias que podem ser agravadas por causa da poluição são asma, rinite e conjuntivite alérgica.

De acordo com as estimativas da Global Burden of Diseases, a poluição ambiental é o 5º principal fator de risco de morte no mundo, correspondendo a 4,2 milhões de mortes (7,6% do total de mortes globais). Outro dado preocupante é o de perda de dias no trabalho por doenças causadas pela poluição.

DIRETORIA DA ASBAI.

Deixe uma resposta